Primeiros moradores do Itapocu


Por Elis de Sisti Bernardes


As primeiras famílias moradoras na região do Itapocu descendiam da mais antiga gente de Santa Catarina. Eram descendentes das famílias Arzão, Lopes de Moura, Gonsalves Lamim Luiz, Ribeiro de Moura, Gonçalves Nogueira, Gonçalves da Luz, Veloso, Miranda, Silva Coutinho, entre outros.

Em 1744 o Ajudante Lopes de Moura foi acusado de assassinato no Caminho das Minas do Itapocu e seus descendentes lá continuaram a viver até os dias de hoje, juntamente com os filhos de João Dias de Arzão, o sesmeiro do Rio Itajaí e outros descendentes de antigos moradores.

No livro de óbitos de São Francisco do Sul consta o registro de sepultamento dos seguintes moradores do Itapocu:

- Bernardino, no dia 02/02/1788, sepultado no Cemitério de Itapocorói (Penha), de 8 anos, filho de João Lopes. Padre Antonio Duarte Carneiro encomendou o corpo.

- Martinha, inocente, no dia 12/05/1789, sepultado no Cemitério de Itapocorói, de 37 dias, filha de Pedro José Cardoso. Padre Antonio Duarte Carneiro encomendou o corpo.

Dentre os primeiros moradores do Sertão do Itapocu estão a família de Joze Francisco Pereira, estabelecidos no local já na década de 1830, a de Joaquim José Pereira, na década de 1860.





Referências

- IGREJA CATÓLICA. Livros de registros.
- NASCIMENTO, Antonio Roberto. Moradores do Rio Itapocu. Blumenau em Cadernos, Blumenau t. XXXIX, n. 04, p. 30-47, abr. 1998.