Família Deola


Por Elis de Sisti Bernardes


No início do século XX, por volta de 1924, mudou-se para São João do Itaperiú a família de Antonio Deola.

Antonio Deola, operário, nascido no dia 13 de abril de 1918, em Luiz Alves, filho natural de Emma Deola, nascida na Itália, residente no Distrito de Barra Velha.

Casou aos 20 anos com Hilda Hess, nascida no dia 20 de novembro de 1916, na localidade de Santa Luzia, então denominada de Ai, em São João do Itaperiú, filha de Jorge Hess e Angelina Bompani.

O casamento civil ocorreu no dia 22 de outubro de 1938, na residência de Trajano Augusto dos Passos, no Itaperiú. Antonio Rodrigues de Moura foi o Juiz de Paz e Alfredo Pedro Borba o Escrivão. Foram testemunhas, Bonifacio Tomazelli e João Bastos Junior, comerciantes e Eduwirges Bastos, doméstica. Também estavam presentes, Pierina Alchini, Abilio Augusto dos Passos e João B. Olinger. Com o casamento ela passou a assinar-se Hilda Hess Deola. 

Tiveram as filhas: Alair Deola, nascida por volta de 1939; Semiramis Deola, nascida por volta de 1942; Lindinalva Deola, nascida por volta de 1947; e Cleusa Deola, nascida por volta de 1950. 

Antonio Deola foi Inspetor de Quarteirão em Santa Luzia. Mudaram-se para Itajaí, e moraram à Rua Hercílio Luz, 152, onde Antonio foi comerciante e mais tarde, aposentou-se. 

Antonio Deola faleceu aos 65 anos, no dia 07 de junho de 1983, às 14 horas e 30 minutos, vítima de um acidente, com um quadro de isquemia mesentérica, trombose mesentérica e politraumatizado, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. O acidente também levou a óbito o seu neto Henrique Leonardo Deola Pfitzer, que faleceu no dia seguinte, no mesmo hospital. Foram sepultados no Cemitério Público de Itajaí. Antonio Deola é nome de Rua em Itajaí, assim como o neto Henrique.

Hilda Hess Deola já faleceu. 


Filhas: 


- Alair Deola (*~1939)
Casou com Leonardo Jorge Pfitzer. Moraram em Itajaí, onde ele foi agropecuarista e ela comerciante.
Filhos:
- Henrique Leonardo Deola Pfitzer (*~04/1970, Itajaí +08/06/1983, Hospital Marieta, Itajaí, de acidente)



- Semiramis Deola (*~1942)



- Lindinalva Deola (*~1947)



- Cleusa Deola (*~1950)






Referências

- CARTÓRIO CIVIL. Livros de registros.
- IGREJA CATÓLICA. Livros de registros.