Família de Francisco José de Ramos


Por Elis de Sisti Bernardes


A família de Francisco José de Ramos já estava estabelecida no Itaperiú antes de 1893.

Francisco José de Ramos nasceu por volta de 1841, na Freguesia de Sanguinha?, no Estado do Pernambuco, filho de José Francisco e Delfina Maria de Jesus. Foi lavrador.

Casou com Maria José da Conceição, nascida por volta de 1854, em Itajaí, filha natural de Maria Antonia e moradora em Gaspar. O casamento religioso ocorreu no dia 05/11/1879, na Capela de São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Foram testemunhas: José Ignácio d'Oliveira e Antonio Ribeiro de Carvalho, ambos de Gaspar. 

A família mudou-se para o Itapocú. Maria da Conceição faleceu antes de 1893.

Após viuvar, Francisco passou a viver com Maria dos Reis, natural de Barra Velha, solteira, lavradora, moradora na Itajuba, filha de João Gonçalves de Ramos e Anna Nunes de Oliveira.

Francisco José de Ramos faleceu após 1898.



Filhos com Maria José da Conceição:


- José Francisco de Ramos (*~1873, Itajaí) 
Casou com Claudina Francisca de Jesus (*18/02/1875, Gaspar, Itajaí), filha de Manoel Gonçalves Moreira e Francisca Laurinda de Jesus, no dia 13/02/1898, na casa do Juiz de Paz José Francisco Garcia, no Itaperiú. Foram testemunhas: João José de Ávila, 38 anos; Francisco José Bernardes, 50 anos; e Anna Lucinda Rosa, 48 anos; todos lavradores, no Itaperiú. Também estavam presentes: Gabriel Coelho da Rocha e Margarida Emilia Rebello; e Elpidio Bruno Garcia. Moraram no Tabuleiro, em Barra Velha (1905).



Filhos com Maria dos Reis:


- Delfina (*14/05/1893, Barra Velha)





Referências

- CARTÓRIO CIVIL. Livros de registros.
- IGREJA CATÓLICA. Livros de registros.