Família Wilpert


Por Elis de Sisti Bernardes


1. Francisco Vilpert

Francisco Vilpert nasceu no dia 17/06/1923, em Rachadel, município de Biguaçu, filho de Justino Bernardo Vilpert e Maria Luiza Kreff, naturais de Biguaçu. Neto paterno de João Nicolau Wilbert e Guilhermina Philomena Kreff, naturais da Colônia São Pedro de Alcântara, e materno de José Frederico Kreff e Isabel MartendahlSeus pais mudaram-se para Luiz Alves, estabelecendo-se no lugar Rio Canoas. 

Seu bisavô Nicolaus Wilbert, nasceu em Longkamp, Rheinland-Pfalz, Renânia, atual Alemanha, por volta de 1826, filho de Johann Wilbert e Apollonia Schettgen Zimmer, agricultores e católicos. Apollonia faleceu e em 18/10/1846 a família embarcou no brigue Sardo Eridano com o pai Johann Wilbert e os filhos Nicolaus, de 20 anos; Anna Maria, 18; Maria, 16; e Johann, de 14 anos. Chegaram ao Rio de Janeiro em novembro. Em Desterro (atual Florianópolis), chegaram no bergantil Vênus em 28/12/1846. O irmão mais novo, Johann, faleceu assim que chegaram, antes de chegarem à colônia, no dia 29/12/1846. Dali, foram enviados para a Colônia Santa Isabel, localizada no atual município de Águas Mornas. Foram pioneiros na localidade de Primeira Linha ou Löffelscheid, onde receberam o lote número 04. No mesmo grupo vieram também Pedro Jochem, com 26 anos de idade, e Margaretha, com 44 anos de idade, ambos seus parentes. Mathias Schmitz, com vinte anos de idade, embarcou no mesmo navio que a famíliae escreveu "O diário do imigrante".

O sobrenome também é encontrado com as seguintes variações: Wilberth; Wilpert; Vilpert; Vilbert; Wilvert; Vilvert. Francisco sabia escrever e apesar do sobrenome aparecer em muitos registros de formas diferentes, se assinava "Francisco Vilpert".

Casou com Cecilia Helleshein, nascida no dia 07/12/1926, em Luiz Alves, filha de João Helleshein e Regina Wilbert, naturais de Biguaçu e residentes em Rio Canoas, Luiz Alves. Neta paterna de Nikolaus Hillesheim, natural de São Pedro de Alcântara, e de Anna Maria Kniess, natural da Alemanha, e materna de José Wilbert, e de Catarina Schweitzer, natural de São Pedro de Alcântara.

O casamento civil ocorreu no dia 22/01/1949, no cartório de Luiz Alves. Foram testemunhas: Pedro Scherer, Sebastião Hilleshein, Cecilia Kreusch e Apolonia Vilbert. Após o casamento ela passou a assinar-se "Cecilia Vilpert".

Moraram no Morro da Toca, antes de 1951 e no Porto do Itaperiú (antes de 1984). No dia 08/08/1972, Francisco Vilpert recebeu a concessão de 4,832 hectáres de terra em São João do Itaperiú.

Cecilia Vilpert faleceu no dia 04/03/1996, em sua casa na Estrada Geral do Porto do Itaperiú, em São João do Itaperiú, de edema pulmonar e bronquite crônica. Foi sepultada em Santo Antonio.

Francisco Wilpert faleceu no dia 31/01/2001. Foi sepultado em Santo Antonio.



Filhos:


- [Menino] (*+19/09/1951, Morro da Toca, São João do Itaperiú, 2 horas Sep: Canoas, Luiz Alves)

- Bernardo Wilbert
Casou com Veneranda Petry. Moram no Porto do Itaperiú, em São João do Itaperiú.

- Maria Madalena Wilpert
Casou com Severino Winter (*28/02/1945, Itajaí, hoje Luiz Alves +01/11/2017 Sep: Santa Cruz), filho de Fridolino WinterLeonora Schmitt, no dia 29/11/1975, no cartório de Barra Velha. Moraram no Ribeirão da Lagoa, em São João do Itaperiú.
Filhos:
          - [Ver em Família Winter]

- Catarina Wilpert
Casou com Antonio Manoel da Silva. Moram em Barra Velha.

- Agostinho Wilpert
Casou com Clara Petry. Moram no Morro dos Monos, em Santa Cruz, São João do Itaperiú.

- Olegário Wilbert. Solteiro em 1998. Mora no Porto do Itaperiú, em São João do Itaperiú.

-  Alzira Wilpert (*13/07/1958 +18/06/1976 Sep: Santo Antonio)





2. Pedro Martines Wilbert

Pedro Martines Wilbert nasceu no dia 11/11/1927, em Luiz Alves, filho de Reinaldo Wilbert e Maria Petry. Neto paterno de José Wilbert e Catharina e materno de João Petry e Cecilia Schappo.

Casou com Adela Müller, no dia 10/07/1954, no cartório de Luiz Alves. Moraram em São João do Itaperiú.

Pedro faleceu no dia 02/08/2004. Foi sepultado em Santa Cruz.

Filhos:

- Nivaldo Bento Wilbert
Casou com Adriana Deretti. Moram em Santa Cruz, em São João do Itaperiú.

- Cláudio Wilbert

- Beatriz Wilbert
Casou com Valmor Borba.

- Evanildo Wilbert
Casou com Eliane Junkes, filha de Osmar Junkes. Moram em São João do Itaperiú.

- Vicente Wilbert
Casou.

- Elias Wilbert
Casou com Ivane. Moram em São João do Itaperiú.

- José Luiz Wilbert
Casou com Solange Betti.

- Valério Wilbert
Casou.

- Jorge Wilbert
Casou.

- Inês Wilbert
Casou com N. Jaroczinski.

- Lucia Maria Wilbert
Casou com Cândido da Silva, no dia 26/10/1974, no cartório de Barra Velha.





Referências

- CARTÓRIO CIVIL. Livros de registros.
- GENEALOGIA DO ESTÁCIO.
- GENEALOGIE ONLINE.