Por Elis de Sisti Bernardes
Hilda Pereira do Nascimento nasceu no dia 25 de dezembro de 1923, no Poço Grande, em Paraty, no atual município de Araquari, filha de Roberto Alves Pereira e Guilhermina Francisca de Souza, moradores na Corveta, em Araquari. Neta paterna de João Gregorio Pereira e Maria da Graça Alves, moradores de Paraty, e materna de Vicente Florentino Machado e Francisca Cândida de Jesus, naturais de Biguaçu.
Hilda foi professora estadual desde 30 de abril de 1943 e casou com João Alcebiades Duarte, nascido no dia 30 de maio de 1921, em Joinville, lavrador, filho de Alcebiades Theodoro Duarte e Leontina Lucinda Ramos. O casamento civil ocorreu no dia 01 de outubro de 1949, no cartório de Araquari. Com o casamento ela passou a se assinar Hilda Pereira Duarte. O casal teve os filhos: João Roberto Duarte, Gilson Duarte e Ubiratan Duarte.
Hilda atuou como Professora Complementarista Estadual na Escola Mista de Coqueiros, na localidade Corveta, no município de Araquari, de onde obteve licença de 90 dias, com vencimento integral, a contar de 12 de abril de 1950, onde foi substituída por Maria Rosalina Duarte, e outra de 02 de junho de 1953.
Hilda Pereira Duarte faleceu com apenas 32 anos, no dia 28 de agosto de 1956, na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, vítima de choque obstétrico no parto de sua filha que nasceu morta. Foram sepultadas no Cemitério da Corveta, em Araquari. Após sua morte, em 1957 foi renomeada a Escola Mista Estadual Desdobrada Getúlio Vargas, localizada no Centro de São João do Itaperiú para Escola Reunida Professora Hilda Pereira Duarte, já que a localidade pertencia então ao município de Araquari. Em 1968 a Escola foi elevada para Grupo Escolar e em 1969 foi renomeada para Grupo Escolar Professora Elvira Faria Passos, que havia sido professora daquela escola, então pertencente ao município de Barra Velha.
Viúvo, João Alcebiades casou com Deolinda Amelia, que também faleceu precocemente. João Alcebiades faleceu no dia 01 de fevereiro de 2005, em Curitiba, PR.
Referências
- CARTÓRIO CIVIL. Livros de registros.
- CARTÓRIO CIVIL. Livros de registros.
- DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
- IGREJA CATÓLICA. Livros de registros.
- IGREJA CATÓLICA. Livros de registros.
- PIONEIROS DA CORVETA.